Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Julho de 2011

MEDITAÇÃO DO MÊS - KUNDALINI YOGA

"MEDITAÇÃO PARA MUDANÇA”

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

A prática de Kundalini Yoga é precedida por dois mantras: Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes); veja a música no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0

Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para mudança

POSTURA: Sente-se com a coluna muito reta. Levante o peito. Enrole os dedos para dentro. As pontas dos dedos não tocam as palmas das mãos, estando enroladas sobre si mesmas. Então traga as duas mãos ao centro do peito. As mãos se tocam suavemente somente em dois pontos: nos nós dos dedos médios (Saturno) e nos polegares. Os polegares se estendem em direção ao centro do coração e ficam pressionados juntos. Mantenha-se nesta posição enquanto sente a energia através dos nós e dos polegares.

Meditação para mudança

Comece respirações longas, profundas e completas e acompanhe o fluxo da respiração. Continue por 3 a 31 minutos. Então, inspire profundamente algumas vezes e depois relaxe por 5 minutos. Depois de praticar e aperfeiçoar este tempo para a meditação, você pode estender o tempo por mais 31 minutos, após o período de descanso totalizando 62 minutos de prática.

COMENTÁRIO: Uma das leis do Universo é a lei da transformação. Todas as coisas mudam. Contudo, apesar de todas as mudanças em nossa vida, algo parece não mudar: o nosso apego ao ego. Você muda, mas o ego não o deixa enxergar sua própria maturidade ou potencial. Isto cria u ma condição de constante confusão na mente. A diferença entre a realidade e a percepção desta mesma realidade pelo ego criam miséria. As dúvidas roubam 1 metro de nossa radiância áurica. Mas, o ego não o levará à mudança facilmente. Ele bloqueia a comunicação. Você precisa estimar seu tamanho e sair da escuridão. Um homem afortunado que tem um Guru pode recorrer a ele. Atualmente na falta de um mestre, para ser feliz através das mudanças, mantendo a radiância total de sua alma, será preciso render-se a seu Ser mais elevado. Para ajudar o processo de auto-avaliação e para instigar o ego para alcançar a mudança, desbloqueando a comunicação subconsciente, pratique esta meditação todos os dias.


LIVRO DO MÊS:

FILOSOFIAS DA ÍNDIA
Heinrich Zimmer

Surya Namaskara - Swami Satyananda Saraswati

Com entusiasmo, Zimmer expõe o refinamento e a profundidade das reflexões de grandes praticantes das filosofias da Índia. Sua contribuição é fundamental para o Ocidente, ao abordar essas sabedorias capazes de esclarecer questões fundamentais da existência.

Esta obra foi compilada por Joseph Campbell a partir dos extensos apontamentos deixados pelo eminente indólogo Heinrich Zimmer, por ocasião de sua morte em 1943. A obra está dividida em três partes: 'O Bem Supremo', um estudo sobre o pensamento ocidental e oriental e sua mútua aproximação, bem como acerca dos fundamentos da filosofia indiana; 'As Filosofias do Tempo', representadas pelas filosofias do êxito, do prazer e do dever; finalmente, a maior parte está dedicada às 'Filosofias da Eternidade' - Jainismo, Sankhya e Yoga, Bramanismo, Budismo e Tantra.

Filosofia da Índia

Heinrich Robert Zimmer

Indólogo, mitólogo e historiador da arte. Nasceu em 1890, em Greifswald, Alemanha, e morreu em 1943 em Nova York, EUA. Graduado em sânscrito e linguística pela Universidade de Berlim em 1913, lecionou primeiro na universidade de sua cidade natal, e depois em Heidelberg, onde ocupou a cátedra de Filosofia. Nesta cidade escreveu Kunstform und Yoga im indischen Kultbild (1926) e outros trabalhos importantes. Demitido pelos nazistas em 1938, emigrou para a Inglaterra, onde lecionou até 1942. Neste ano aceitou o cargo de professor visitante na Universidade de Columbia (EUA), vindo a falecer no ano seguinte. 

O método de Zimmer era examinar imagens religiosas, usando seu significado sagrado como chave para a transformação psíquica. Seu uso da filosofia e história religiosa (indianas) para interpretar a arte não se enquadrava na visão acadêmica tradicional. Tinha profundo conhecimento da filosofia e mitologia indianas, principalmente textos purânicos e tântricos, o que lhe trazia inspirações sobre a arte.

Anotações e escritos deixados, testemunhas de projetos que vinha desenvolvendo em ritmo acelerado, foram substantivos na elaboração de valiosas obras postumamente publicadas, tarefa que contou com a incansável colaboração de Joseph Campbell, cuja cuidadosa e extensa compilação resgatou do esquecimentoa maior parte possívelde seus trabalhos. Também C. G. Jung apreciava o ponto de vista de Zimmer, com quem manteve longa amizade.

Zimmer é um dos responsáveis pela popularização, no ocidente, da arte do sul da Índia. 

Seus livros traduzidos para o português são:
  • Mitos e símbolos na arte e civilização da Índia. Editora Palas Athena
  • Filosofias da Índia. Editora Palas Athena
  • A conquista psicológica do mal. Editora Palas Athena

Heinrich Zimmer


FILME DO MÊS: HINDUÍSMO 

Apresentamos neste mês um dos filmes da série "Religiões do Mundo - Hinduísmo", disponível no YouTube. A série “Religiões do Mundo” promove o debate sobre o papel das religiões e do diálogo inter-religioso na sociedade contemporânea, a partir do Projeto de Ética Mundial, de autoria do teólogo suíço Hans Küng. A série inclui sete documentários e foi gravada nas grandes capitais religiosas do mundo. Para mais informações, siga este link.


Hinduismo

NOVO TEXTO DO SITE:

"Maha Nirvana Tantra" - O Tantra da Grande Libertação

Tdo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma tradução completa para o português do livro Maha Nirvana Tantra, de John Woodroffe (Arthur Avalon).

Leia mais sobre esse importante texto, neste link.

Shiva e Shakti


MEDITAÇÂO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Julho  foi no dia 15/07, Sexta-Feira 

   Calendário lunar - abril de 2011

   Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site:

http://www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/