Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Junho de 2011

MEDITAÇÃO DO MÊS - KUNDALINI YOGA

"MEDITAÇÃO PARA CLAREZA DO PENSAMENTO”

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

A prática de Kundalini Yoga é precedida por dois mantras: Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes); veja a música no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0

Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para clareza do pensamento / Kundalini Yoga / Satyananda Svarupini

Meditação: Sente-se em postura fácil (Sukhasana). Descanse as mãos sobre os joelhos, com as palmas voltadas para baixo. Levante a caixa torácica para cima, enquanto o queixo automaticamente trava em direção ao pescoço. Mantenha os olhos 1/10 abertos. Relaxe os braços e os ombros. 

Comece com uma respiração completa e profunda através do nariz. Encha ao máximo os seus pulmões. Retenha a respiração por um período de tempo que seja confortável para você. Mantenha o peito erguido e comece a exalar suavemente. Ao completar a exalação, o ponto do umbigo está contraído. Retenha a respiração com o ar fora, por igual período de tempo que você usou para a retenção de pulmões cheios. Então inspire e comece o ciclo novamente. Estabeleça seu próprio ritmo. 

Continue por 15 minutos. Então, inspire e expire completamente por 2 vezes. Imediatamente inicie a respiração de fogo (ver abaixo). Mantenha a caixa torácica levantada durante todo a postura. Continue por 3 minutos. Então, inspire e fique absolutamente quieto enquanto retém a respiração. Relaxe. 

COMENTÁRIO: O sentido do corpo é baseado no fluxo e na qualidade do prana. O ar físico é o melhor meio para o prana. O prana penetra em todos os tecidos do corpo enquanto você respira. Você tem uma quantidade limitada de prana. Quando este prana se exaure, então seu espírito sai do corpo. 

Esta meditação expande sua capacidade pulmonar. Aumenta a eficiência da troca de gases. Ajuda o sangue a purificar-se. Sua resistência a enfermidades aumenta. Ela também afeta a mente. A maior capacidade pulmonar aumenta a paciência para as emoções. O mais alto nível de funcionamento dos pulmões, glândulas e nervos traz grande clareza aos pensamentos e decisões. Combate o stress e faz você tornar-se consciente de si mesmo e de seu impacto. Pratique esta meditação por 1 a 3 ciclos de cada vez.

AGNI PRANAYAMA, OU RESPIRAÇÃO DE FOGO (BREATH OF FIRE)

Na Respiração de Fogo o peito fica suavemente erguido e completamente fora do ciclo respiratório. A Respiração de Fogo é rápida e contínua, curta, forte e é provida da energia do ponto do umbigo e plexo solar. É igual na inspiração e expiração e não há pausa entre elas. 

A cada expiração, leva-se o umbigo suavemente para trás, na direção da coluna, e para cima (expiração ativa), em seguida a musculatura da região do umbigo é relaxada e acontece a inspiração naturalmente (inspiração passiva). O ponto do umbigo dança para dentro e para fora, a face deve ficar serena se fazer esforço, ombros relaxados.

Respiração de fogo = breath of fire

Se a face fica tensa, a técnica respiratória está sendo feita incorretamente. (As alunas grávidas ou menstruadas, nos dois primeiros dias da menstruação, não devem fazer Respiração de Fogo).  

Feita corretamente, a Respiração de Fogo promove formigamento, uma sensação de narcotização, luz na cabeça. Seu corpo está se ajustando à nova estimulação de seus nervos. Concentre-se no ponto entre as sobrancelhas que passa rápido. Em algumas pessoas esses sinais são de liberação de toxinas. Nesse caso utilize uma dieta leve com sucos de vegetais frescos. 

A Respiração de Fogo libera velhas toxinas e elimina o muco dos pulmões, expande a capacidade pulmonar e aumenta a força vital, reduz impulsos de vícios, fortalece o sistema nervoso para enfrentar o stress, aumenta a resistência física, foca a mente e ativa o cérebro. 

Veja uma demonstração desta respiração no link abaixo, do You Tube:

http://youtu.be/2ThMAJfiR5M?t=20s


LIVRO DO MÊS:

Yoga Tântrico Interior
Trabalhando com a Shakti Universal: Os Segredos dos Mantras, das Divindades e da Meditação

David Frawley

São Paulo, Editora Pensamento, 2010

O título do livro indica seu objetivo: apresentar práticas de Yoga internas (e não físicas), através dos ensinamentos tântricos de meditação, principalmente através do uso de mantras associados à Deusa indiana.

Yoga Tântrico Interior - David Frawley

O livro apresenta uma perspectiva do Tantra que aborda principalmente práticas internas de meditação, guiadas por mantras, envolvendo a busca de auto-realização e de conhecimento cósmico, conforme ensinamentos das linhagens dos Vedas e dos Tantras. Esta obra se baseia no estudo anterior de David Frawley, "Tantric Yoga and the Wisdom Goddesses" (Lotus Press, 1994), que não foi ainda traduzido para o português, e que estuda as dez Mahavidyas (dez formas da Grande Deusa). Como o livro anterior, este reflete ensinamentos inéditos de Ganapati Muni, um importante discípulo de Ramana Maharshi, conhecido sábio indiano do século XX. 

Esta obra procura mostrar como a pessoa pode se conectar com as divindades (Devatas), que são poderes do universo e também de nosso interior, para desenvolver uma prática de Yoga mais profunda. Tem capítulos especiais sobre o Shiva Linga (o símbolo de Shiva), meditações sobre a Deusa Suprema (Shakti) na natureza e no corpo humano e práticas envolvendo os chakras. 

O livro está dividido em quatro seções e um apêndice.

  • A primeira seção explica Shiva e Shakti como princípios cósmicos relativos à prática do Yoga tântrico interno, incluindo a importância de uso das divindades (devatas).
  • A segunda seção focaliza a Shakti e seus muitos poderes no mundo natural externo e no mundo interno psíquico, incluindo vários métodos de meditação sobre a Shakti no corpo, na mente e no mundo natural.
  • A terceira seção focaliza as formas e personalidades da Deusa, principalmente Kali, Sundari, Chhinnamasta e Bhairavi e seu culto em relação aos chakras e ao Yoga tântrico interno, incluindo esplicações de seus mantras.
  • A quarta seção aborda as práticas mais profundas da energia tântrica e do yoga da luz dos Vedas, proporcionando chaves para compreender o processo de auto-realização pelos chakras.

O apêndice aborda os temas da tradição e da conexão entre os ensinamentos dos Vedas, do Vedanta, do Yoga e do Tantra, além de proporcionar um glossário, bibliografia, notas de rodapé e outros recursos e informações.

O original deste livro foi publicado em 2008: "Inner Tantric Yoga: Working with the Universal Shakti" (Lotus Press, 2008)

Sobre o Autor

David Frawley (também chamado Vamadeva Shastri) é um autor norte-americano que adotou o hinduísmo e que se tornou conhecido, inicialmente, por seus estudos a respeito da medicina tradicional indiana (Ayurveda) e da astrologia indiana (Jyotish) que utiliza, entre outras coisas, como apoio em análises médicas. Estudou também medicina chinesa. Ele é bem conhecido no Brasil, onde colabora na formação de profissionais de Ayurveda há vários anos. 

David Frawley

Frawley fundou e é o diretor do "American Institute for Vedic Studies" que funciona em Santa Fe, New Mexico. Através desse instituto, oferece cursos sobre Ayurveda, astrologia indiana e Yoga. 

Mais recentemente, Frawley tem se dedicado ao estudo do Tantra, especialmente do uso de mantras. No ano passado publicou um novo livro sobre o assunto, ainda não traduzido para o português: "Mantra Yoga and Primal Sound. Secrets of Seed (Bija) Mantras" (Lotus Press, 2010).

Mantra Yoga - David Frawley

NOVO TEXTO DO SITE:

"RIBHU GITA" - O Cântico de Ribhu

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma tradução completa para o espanhol de um importante texto espiritual Shivaísta: o Ribhu Gita, ou "Cântico de Ribhu". 

Shiva Rahasya

Leia mais sobre esse importante texto, neste link.


FILME DO MÊS:

ADI SHANKARACHARYA

Apresentamos neste mês um filme disponível no YouTube sobre a vida do famoso mestre espiritual indiano Adi Shankaracharya, que viveu provavelmente nos séculos VIII-IX d.C., bem como uma descrição sobre sua vida e obra. Para mais informações, siga este link.

Shankaracharya

MEDITAÇÂO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Junho será no dia 15/06, quarta feira 

Calendário lunar - junho de 2011

   Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site:

http://www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/