Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Abril de 2011

PALESTRA E WORKSHOP SOBRE KUNDALINI YOGA

João Pessoa,  PB - abril de 2011
Espaço Arte Yoga

No mês de abril realizaremos um workshop sobre Kundalini Yoga, ministrado por Satyananda Svarupini (Flávia Bianchini). O workshop terá a duração de um final de semana (18 horas), nos dias 16 e 17 (sábado e domingo). O evento ocorrerá no Espaço Arte Yoga, Av. Piauí 906, Bairro dos Estados (em João Pessoa, PB).

No dia 15 de abril (sexta-feira), às 19:30, haverá uma palestra aberta (gratuita) sobre Kundalini Yoga, no mesmo local.

Kundalini Yoga - Satyananda Svarupini

Este Workshop é uma introdução à prática de Kundalini Yoga; apresenta aspectos teóricos e práticos que envolvem essa tradição. 

O nosso objetivo é tornar a prática acessível a todos os interessados que queiram se valer dessa disciplina espiritual para seu crescimento e expansão da consciência.

Veja mais informações sobre o workshop nesta página.

Entre em contato: 

    Espaço Arte Yoga
Prof. Roberto Sansão
(83) 9121-9750
robertosansao@gmail.com

     Casa do Yoga
Prof. Gustavo
(83) 3251-1038
(83) 9142-9251
casadeyogajp@gmail.com 

     Shri Yoga Devi
(083) 3063-2764  
shri.yoga.devi@gmail.com 

MEDITAÇÃO DO MÊS - KUNDALINI YOGA

"MEDITAÇÃO PARA TRANQUILlZAR O CORAÇÃO”

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

A prática de Kundalini Yoga é precedida por dois mantras: Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes); veja a música no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0

Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para tranquilizar o coração / Kundalini Yoga / Satyananda Svarupini

Sente-se em posição fácil com a coluna reta. Os olhos podem estar fechados ou meio fechados, olhando para a frente. Coloque a mão esquerda sobre o centro do peito, na altura do centro do coração. A mão está estendida sobre o peito e os dedos paralelos ao solo apontam para a direita. A mão direita em gyan mudra, tocando as pontas do polegar e do indicador. Levante a mão direito do lado direito do corpo, como se estivesse fazendo um sinal. A palma está voltada para a frente e os três dedos que não estão em gyan mudra apontam para cima. O cotovelo está relaxado perto do tronco com o antebraço perpendicular ao piso. Concentre-se no fluxo da respiração e regule cada respiração conscientemente.

Inspire lenta e profundamente através das duas narinas, mantendo a respiração no peito. Retenha o mais possível e depois expire suave, gradual e completamente.

Quando o ar estiver totalmente fora, retenha a respiração o maior tempo possível. Continue este padrão de respiração profunda de 3 a 31 minutos. Por último, inspire e expire com força três vezes e, depois relaxe-se.

Comentário: O lugar exato da força sutil, "o prana", está nos pulmões e no coração. A palma esquerda está colocada no lugar natural do prana, criando uma profunda quietude neste ponto. A mão direita que o lança para a ação e a análise está colocada num mudra  receptivo e relaxado e o coloca numa postura de paz. A posição em si o induz à tranqüilidade. Isto tecnicamente cria um ponto de tranqüilidade para o prana no centro do coração.

Emocionalmente aumenta a percepção em relação a si mesmo e também com os demais. Se você está alterado em seu trabalho e em suas relações pessoais, sente-se e faça esta meditação durante 3 a 15 minutos antes de tomar uma decisão. Depois aja com todo o seu coração. Fisicamente fortalecerá seus pulmões e coração.

Esta meditação é excelente para principiantes. Abre a sua consciência para a respiração e dá novas condições a seu pulmão. Em uma aula, faça-a por 3 minutos. Se tiver mais tempo, faça-a por três períodos de 3 minutos com um minuto de descanso entre eles, fazendo um total de 11 minutos. Quando você sustenta a respiração o maior tempo possível, não deve emitir nenhum som ou estar fazendo algum esforço ao mover o ar de novo. Numa prática avançada de concentração e rejuvenescimento, o tempo pode ser de 31 minutos.



LIVRO DO MÊS:

Surya Namaskara - uma técnica de vitalização solar

Swami Satyananda Saraswati

Satyananda Yoga Center, Belo Horizonte, 2008

Surya Namaskara - Swami Satyananda Saraswati

Este livro discute a prática completa da "Saudação ao Sol" (Surya Namaskara) em detalhes, fornecendo inclusive os Surya Mantras e Bija Mantras, pontos de concentração e diretrizes para auxiliar tanto praticantes quanto professores.  Um estudo fisiológico profundo do Surya Namaskara encoraja seu uso nos dias de hoje como uma poderosa prática terapêutica. 

Surya Namaskara, ou saudação ao Sol, é uma importante prática do Yoga que remonta ao antigo período dos Vedas, quando o Sol (Surya) era venerado como um poderoso símbolo de consciência espiritual. De suas origens esotéricas, o Surya Namaskara desenvolveu-se em uma prática de doze posições que se entrelaçam para gerar Prana (energia sutil), visando a purificação e o rejuvenescimento do praticante.  

Surya Namaskara

Apresentamos, na página de Textos do site Shri Yoga Devi (www.shri-yoga-devi.org/textos.html), um resumo da prática de Surya Namaskara, baseada no livro de Swami Satyananda Saraswati. No entanto, as pessoas que tenham maior interesse nessa prática deve estudar o próprio livro de Satyananda, que em suas 100 páginas apresenta muitos outros detalhes importantes. 

http://www.satyanandayoga.com.br/sessoes/ver.asp?id=61

Quem foi Swami Satyananda Saraswati?

Swami Satyananda Saraswati nasceu em Almora, Uttar Pradesh, em 1923. Encontrou seu Guru, Swami Sivananda em Rishikesh, em 1943 e adotou o modo de vida Dashnami Sannyasa. Em 1955 partiu do Ashram do seu Guru para viver como peregrino e posteriormente, em 1963, fundou o International Yoga Fellowship Movement e, em 1964, a Bihar School of Yoga. Nos 20 anos seguintes viajou intensamente pelo exterior ensinando o Yoga e escreveu mais de 80 livros. 

Swami Satyananda Saraswati

Em 1987 fundou o Sivananda Math, uma instituição de ação social dedicada ao desenvolvimento de áreas rurais carentes ao redor do Ashram de Rikhia Dam, e o Yoga Research Foudation, dedicado às pesquisas científicas com Yoga. Em 1988 Swami Satyananda renunciou a todos os seus cargos e adotou o modo de vida como um Paramahamsa Sannyasin, buscando servir como um agente de transformação e melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.

Desde 1988 vivia em reclusão em Rikhiapitham, recebendo seus estudantes uma vez por ano com belas celebrações do ritual do fogo, homa

Swami Satyananda Saraswati alcançou o mahasamadhi no dia seis de dezembro de 2009, na sua ermida de Rikhia Dham, em Deoghar. Swamiji tinha 86 anos de idade.

Swami Satyananda Saraswati


CURSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (JOÃO PESSOA, PB)

"INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DAS UPANISHADS"

Neste mês de Abril inicia-se uma disciplina ded 15 horas sobre "Introdução ao pensamento das Upanishads", ministrada por Roberto A. Martins (Shivananda Yaksha) no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB. 

Veja mais informações nesta página.

Introdução ao pensamento das Upanishads

NOVO TEXTO DO SITE:

"Upanishads do Rig Veda"

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma tradução para o português de dez Upanishads do Rig Veda. As Upanishads são importantes textos filosóficos da tradição indiana, que formam a base do Vedanta. Leia mais sobre esses importantes textos, neste link.

Upanishads


MEDITAÇÂO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Abril será no dia 17/04, domingo 

   Não teremos esta prática em abril no espaço de yoga Shri Yoga Devi, por motivo de mudança para Campina Grande, Paraíba.

Calendário lunar - abril de 2011

   Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site:

http://www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/