Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

"UPANISHADS DO RIG VEDA"

As Upanishads são textos indianos antigos, muitos dos quais foram escritos antes da era cristã e que estão associados aos quatro Vedas (Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda, Atharva Veda).

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi uma tradução para o português de dez Upanishads do Rig Veda. As Upanishads são importantes textos filosóficos da tradição indiana, que formam a base do Vedanta. 

Apresentamos a tradução completa de todas as dez Upanishads que são tradicionalmente associadas ao Rig Veda: 1. Aitareya Upanishad - 2. Aksha Malika Upanishad - 3. Atma Bodha Upanishad - 4. Bahvricha Upanishad - 5. Kaushitaki Brahmana Upanishad - 6. Mudgala Upanishad - 7. Nada Bindu Upanishad - 8. Nirvana Upanishad - 9. Saubhagya Lakshmi Upanishad - 10. Tripura Upanishad.

Dessas Upanishads, duas são reconhecidas como muito antigas (anteriores à era cristã): Aitareya Upanishad e Kaushitaki Brahmana Upanishad. As outras são mais recentes. 

Quatro das Upanishads desta coleção (as duas mais antigas citadas acima, juntamente com a Atma Bodha Upanishad e a Mudgala Upanishad) são consideradas como gerais, isto é, abordam a temática principal explorada no Vedanta – a relação entre Atman, o Eu mais interno, e Brahman, o Absoluto. A Nirvana Upanishad é considerada uma Upanishad dos sannyasis, ou seja, daqueles que renunciaram a tudo. Três das Upanishads do Rig-Veda (Bahvricha Upanishad, Saubhagya Lakshmi Upanishad, Tripura Upanishad) são classificadas como “shaktas”, ou seja, referentes à Grande Deusa ou Shakti (palavra que significa “A Poderosa”). A Aksha Malika Upanishad é shivaísta (ou seja, refere-se a Shiva), e a Nada Bindu Upanishad é uma das Upanishads do Yoga. 

A tradução foi feita a partir de uma versão em inglês, por uma pessoa do Rio de Janeiro, que prefere ser conhecida, e que se identifica como “Uma Yogini em Seva a Shri Shiva Mahadeva”. Trata-se de um trabalho muito útil, colocando à disposição dos leitores de língua portuguesa uma importante coleção de textos indianos. Os leitores devem, no entanto, levar em conta que se trata de uma tradução indireta, do inglês para o português, e que portanto possuem dois tipos de limitação: equívocos que poderiam estar presentes na própria versão em inglês; e imprecisões na tradução do inglês para o português.

Upanishads

Este e outros textos podem ser encontrados na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi


CURSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (JOÃO PESSOA, PB)

"INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DAS UPANISHADS"

Neste mês de Abril inicia-se uma disciplina de 15 horas sobre "Introdução ao pensamento das Upanishads", ministrada por Roberto A. Martins (Shivananda Yaksha) no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB. 

EMENTA: As Upanishads no contexto do pensamento indiano: sua relação com os Vedas e o Vedanta. Os diferentes grupos de Upanishads e sua classificação, segundo a Muktika Upanishad. A estrutura do ser humano de acordo com as Upanishads. Os principais conceitos das Upanishads: Atman e Brahman. Transmigração e libertação. Práticas espirituais nas Upanishads. Leitura comentada de trechos de algumas Upanishads.

Veja mais informações nesta página.

Introdução ao pensamento das Upanishads


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/