Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Kundalini Yoga

A ENERGIA KUNDALlNI

Kundalini é um potencial de prana, ou energia vital, dormente no nosso corpo. Esta energia é ilustrada conceitualmente como uma serpente dormente enrolada na base da espinha dorsal.

KUNDALlNI YOGA

Inicialmente Kundalini Yoga é um termo genérico podendo ser aplicado a todo sistema de Yoga que utilize técnicas para mobilizar o prana e os ares vitais (vayus) visando unir prana e apana. Ou ainda toda escola que, através de diversas estratégias, vise em última instância despertar a Shakti Kundalini, para juntamente com a Concentração e a Meditação facilitar a transcendência da mente e do ego. Esta é a maneira de trabalhar do Hatha Yoga e do Tantra Yoga por isso podemos dizer genericamente que estas vias são um tipo de Kundalini Yoga.

No entanto, há uma tradição ancestral específica do Kundalini Yoga que foi preservada desde há mais de 5.000 anos, pela transmissão oral, e que se apresenta com este nome.

Kundalini Yoga

KUNDALlNI YOGA ENSINADA POR YOGI BHAJAN

O Mestre indiano Yogi Bhajan trouxe uma versão de Kundalini Yoga ao Ocidente em 1968, quebrando séculos de tradição que proibia o ensino de Kundalini Yoga para o público. Ele fundou a 3HO (Organização Feliz, Saudável e Divino), uma organização que oferece um ponto central para uma rede de praticantes e professores de Kundalini Yoga e do estilo de vida "3HO", com centenas de filiados em todo o mundo. Fundou também a IKYTA e a KRI, instituição internacional que regulariza a parte acadêmica dos ensinamentos de Kundalini Yoga e credencia professores internacionalmente.

Esta Escola contém elementos do Bhakti, Jnana, Nada, Raja, Mantra e Karma Yoga, e, ensinamentos transmitidos por Guru Nanak, cujo ensino pretendia mostrar que a mística Islâmica e a Hindu eram em essência a mesma Verdade, que habita e é, a Identidade Espiritual de todo Ser Humano.

O Kundalini Yoga inclui Posturas (Asanas) e Movimentos; Pranayamas; Bandhas; Mudras; Mantras; Prathyahara; Dharana; Dhyana; Danças Meditativas; Sat Nam Rasayam (transmissão de energia pelas mãos); Kriyas de Vênus (meditação em duplas); utiliza o Shabd Yoga ou Nada Yoga (o Yoga do Som), práticas de meditação nas correntes de som e luz, o que permite o acesso direto à Realidade Divina; Numerologia Tântrica (que permite um diagnóstico das necessidades e potencialidades individuais e os Kriyas e Meditações específicas para cada caso).

Estimula a convivência comunitária, a vida familiar e considera que o Yoga pode e deve ser vivido em toda a sua plenitude sem que para isso seja necessário retirar-se do mundo. A condição de vida social e familiar normal faz parte dos ensinamentos do Kundalini Yoga nessa Tradição ensinada por Yogui Bhajan. Trata-se de um Yoga Integral que não precisa de um estilo de vida retirado do mundo para alcançar seus objetivos mais profundos. "Viver no mundo sem ser do mundo!" Nesse lema observa-se a influência muçulmana e Sufi no Sikh Dharma e na Tradição Sant cujos expoentes, Guru Nanak e Kabir, reconhecidamente tiveram muito contato com o Caminho dos Dervishes Sufis.

Yogi Bhajan 

Yogi Bhajan

Yogui Bhajan visitou muitos Ashrans de Yoga, aprendeu com outros Mestres e tornou-se reconhecidamente Mestre de Tantra e Hatha Yoga, além de especialista no uso das aplicações terapêuticas do Yoga.

As práticas dessa abordagem são organizadas em Kriyas (série de exercícios) que atuam sobre toda a estrutura orgânica e psíquica. O propósito é limpar e fortalecer os sistemas nervoso, glandular, energético (nadís e chakras), e desenvolver os 10 corpos que constituem as áreas da consciência. Assim, com a prática regular do sadhana composto de Kriyas e Meditações, o fluir de Kundalini ocorre de forma serena e o único sintoma que se sente é a expansão da consciência. Acordar o ente humano para a sua própria plenitude, é o propósito do Kundalini Yoga, por isso Yogui Bhajan o chama de "Yoga da Consciência".

Siri Singh Sahib Yogui Bhajan, disse:

"O Kundalini Yoga é uma energia diagonal, eleva e move... Meu trabalho é ser um veículo para estes ensinamentos. Eu os ensino sem retirar ou acrescentar nada. Façam assim também."

"No Kundalini Yoga a coisa mais importante é a vivência. Sua experiência vai direto ao seu coração. As palavras, sua mente poderá ou não aceitar. Todo o nosso esforço é que vocês expandam sua consciência, de tal forma que um horizonte maior da Graça e da Verdade se abram. Então você pode planejar a sua vida com suavidade e sabedoria da maneira que você mais goste. Você pode irradiar criatividade e infinitude em todos os aspectos da sua vida."

"Kundalini Yoga é um processo que nos conduz além da mente para onde podemos seguir com nossos corações. Assim a mente nunca pode inteiramente compreender ou explicar o yoga. Somente a própria experiência de cada um pode nos ensinar o que é Kundalini Yoga."

Aula de Kundalini Yoga

DESCRIÇÃO BÁSICA DE ALGUNS ELEMENTOS DO KUNDALlNI YOGA

Posturas e Movimentos:

Os exercícios envolvem movimentos ou posturas estáticas, combinados com respiração profunda e vigorosa. A duração de cada exercício é especificada. Um conjunto de exercícios é chamado de Kriya.

Os Kriyas fazem parte da tradição do Kundalini Yoga e o Instrutor ao escolher um determinado Kriya deve executá-lo até o final, sem alterar a ordem ou exceder o tempo de cada exercício. Os exercícios atuam sobre os sistemas nervoso, glandular, circulatório, digestivo e influenciam todo o metabolismo orgânico, direcionando o fluxo do prana pelos meridianos, chakras, corpos energéticos e consciência.

Pranayamas:

Pranayamas são técnicas de absorção e direcionamento do Prana (Energia Vital) através da respiração. O Kundalini Yoga emprega uma grande diversidade de técnicas respiratórias. A respiração é rítmica e a intensidade pode se adequar às condições de saúde, emoção e consciência do praticante. O Kundalini Yoga usa de forma precisa e científica a respiração para mudar as condições de Energia e Consciência.

Bandhas:

São contrações de determinadas regiões do corpo (plexos e glândulas), visando atuar sobre a circulação dos pranas internos. Essa atuação pode ter como objetivo a mudança de direção, o estímulo ou a alteração da intensidade do fluxo energético para determinadas áreas do sistema prânico. A finalidade última dos bandhas é criar efeitos energéticos que afetam os chakras, os corpos sutis e naturalmente o estado de consciência. Além disso, causam efeitos fisiológicos benéficos sobre as glândulas e os órgãos envolvidos nas compressões.

Asana de Kundalini Yoga

Mudrás:

Mudrá é aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prana em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de consciência. Em geral são usados em combinação com pranayama, mantra e concentração.

Mantra:

O poder do mantra decorre do fato de que ele expressa em forma de palavra e de som aquilo que é o seu significado. Uma palavra-mantra é a expressão sonora de uma realidade. Ao se entoar a palavra entra-se em contato com a realidade significada no mantra. O Mantra no Yoga visa criar um estado de harmonia corpo-emoção-mente que facilite o despertar de um estado de Ser atemporal, realizando assim o propósito essencial do Yoga. No plano emocional e mental os mantras atuam dissipando a negatividade das energias emanadas pelos conteúdos psicológicos, ajudando a dissipar os padrões negativo do subconsciente.

Tantra branco - Kundalini Yoga

Tantra Branco - Meditação em grupo:

Os três Hs da organização 3HO são: Healthy, Happy and Holy. Saudável, Feliz e Sagrado. Esse é o propósito do Kundalini Yoga, acordar o ente humano para o seu verdadeiro potencial de consciência, para que assim possa viver plenamente nesse mundo.

Yogui Bhajan recebeu em 1971 do Lama Lilan Po a função de ser o Mahan Tântrico na Tradição do Tantra Yoga Branco. Desde então passou a organizar cursos em vários países. O Tantra Yoga afirma a possibilidade de descobrirmos e nos livrarmos do que quer que esteja ocupando nossa mente subconsciente e atrapalhando o caminho para a Iluminação.

Yogui Bhajan exerce o papel de Mahan Tântrico, ele conecta-se com os participantes através do corpo sutil e guia a energia tântrica. Conecta-se através de seu representante, o facilitador do curso, quando por alguma razão, ele não pode estar fisicamente presente. Isto funciona do mesmo modo que um sistema de telefone internacional que depende dos satélites e energia eletromagnética de modo a conectar duas partes.

Limpando os corredores mais profundos da mente subconsciente, o Tantra Yoga Branco é uma experiência muito poderosa de meditação em grupo, que não traz somente elevação pessoal, mas também permite aos seus participantes vivênciar um sentido de comunidade no aspecto Infinito do Ser. Essa Via do Tantra baseia-se na teoria da polaridade e é feito como uma meditação em grupo e praticado em duplas. Contudo, cada pessoa se beneficia de acordo com sua própria prática e não depende de seu parceiro.

Tantra branco - Kundalini Yoga 

Para saber mais:

http://www.3hobrasil.com.br
http://www.akym.com.br
http://www.3ho.com
http://www.yogibhajan.com
http://www.kundaliniyoga.com
 


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/