Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

O Som do Gongo

Estamos habituados a ouvir vozes, conversas, música e os sons dos objetos que nos cercam. Todas essas coisas mantêm nossa mente em funcionamento no seu estado usual, bem conhecido. Mas podemos nos envolver com uma experiência sonora diferente, com a qual nossa mente não está acostumada. 

O som do gongo

A vivência com o som do gongo é capaz de nos colocar em um estado alterado de consciência, no qual o funcionamento usual da mente é deixado de lado. Não há palavras, não há automatismos, não há condicionamentos para lidar com o som do gongo. Suas intensas vibrações entram dentro de nós abrindo novos modos de sentir e de perceber. O gongo é um instrumento para novas vivências espirituais.

Yogi Bhajan tocando gongo  Yogi Bhajan tocando o gongo

Gongo

O som do gongo é o som da totalidade, o som do AUM (OM). É o próprio Universo. O som do gongo nos leva a um estado de meditativo, nos leva para o infinito.

A meditação com o gongo é uma profunda massagem através da ressonância holística, e harmoniza o corpo físico e sua alma. Uma jornada através dos sons sagrados que nos leva para um estado de profundo relaxamento, reorganiza o corpo, rejuvenesce, reduz o estresse, nos tira das nossas limitações mentais, desbloqueia os chacras, remove os traços emocionais, limpa memórias e traumas.

O gongo representa a espiritualização da matéria, não é um instrumento musical e sim uma entidade por ele mesmo, pois nele está contida a energia universal.

O gongo físico

O gongo é usualmente circular. A superfície é achatada, mas arredondada na circunferência. Sua produção é artesanal, com o uso de uma liga metálica especial, sendo depois forjado e afinado manualmente.

Gongo

Ele é um sistema intervibratório. Ele é o próprio som da criatividade. Ele não é mais nem menos do que isso. Aquele que toca o gongo toca o Universo. O gongo não é uma coisa comum para tocar. O gongo não é um instrumento musical, não é um tambor, o gongo produz o som divino. Dele vêm toda música, todos os sons, todas as palavras. O som do gongo é o núcleo da palavra, é uma vibração de força. É como uma multidão de cordas, é como se tocasse um milhão de instrumentos. O gongo é a única ferramenta com a qual você pode produzir esta combinação de vibrações espaciais e transcendentais.

O som do universo

Yogi Bhajan pediu para que cada ashram e cada centro de yoga tenham um gongo, tocando-o regularmente. Ele disse que isso poderia ajudar a reparar os danos das drogas sobre sistema nervoso. O som do gongo cria um relaxamento profundo, liberta da torrente de pensamentos, estimula o sistema nervoso glandular em seu mais alto nível de funcionamento.

O mestre-professor tocador de gongo afina sua mente com o poder da corrente de som primordial.

Transformações emocionais

Muitas transformações emocionais acontecem durante as meditações com o gongo.

O gongo impacta o corpo e seus meridianos. Ele libera bloqueios, reduz a tensão e estimula a circulação. O resultado disto é a reorganização da energia emocional e sentimentos que são aprisionados na estrutura do corpo.

Retemos as atitudes relacionadas conosco e com nossos corpos. Estas atitudes são percebidas pelas posturas habituais do corpo. Se a energia muda, ou as posturas mudam, há freqüentes, intensos e úteis fluxos emocionais no corpo. Durante uma meditação com o gongo ou logo após o relaxamento, algumas pessoas começam a chorar, sentem-se leves, sentem dor, irritação, expansão ou riem de forma descontrolada. Relaxe. A liberação dos sentimentos é um processo normal nas meditações com o gongo. O gongo altera os sentimentos que estão bloqueados porque corta os pensamentos que sustentam e criam os sentimentos comuns.

O som do gongo e a meditação

Quando a prática termina e a pessoa retorna ao normal, percebe uma grande diferença entre seus sentimentos corporais presentes e aqueles que possuía antes. Isto pode ser ameaçador, provocativo, excitante ou maravilhoso. Vai depender de cada indivíduo.

Efeitos do gongo

Ao iniciar uma longa e profunda meditação com o gongo é preciso ouvir, relaxar os músculos e deixar o som penetrar no corpo e guiar a mente. Se tentar tencionar os músculos, tentar lutar contra o processo natural de mudança que ocorre, poderá sentir-se cansado ou irritado com as fortes pulsações do gongo.

A prática regular de meditação com o gongo acelera o desenvolvimento da sensibilidade intuitiva e visualização, as funções psíquicas de sexto chakra são abertas. Insights acontecem.

Flávia Bianchini (Satyananda Svarupini) tocando gongo Satyananda Svarupini (Flávia Bianchini)  tocando o gongo

O som penetra em cada célula e fibra do corpo físico e atua nos níveis e corpos sutis. À medida que a experiência se aprofunda, experimenta-se uma dissolução dos corpos, o sentimento de expansão e conexão com o infinito acontece.


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/