Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
 Agenda
Dezembro de 2010

   Nossa Newsletter Shri Yoga Devi completa sua 12ª edição. Quero agradecer a todos que lêem e enviam perguntas ou sugestões para nosso site. 

    Desejamos a todos um Feliz Natal!

Feliz Natal! Namaste!

   No início de 2011 iremos nos mudar para o Nordeste. Fecharemos nosso espaço aqui no Espírito Santo mas continuaremos com nosso projeto de tornar acessíveis as escrituras e textos sobre a tradição do Yoga. Assim, o site continua no ar e enviaremos a Newsletter todos os meses. 

Campina Grande, Paraíba

MEDITAÇÃO DO MÊS

   Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas. 

   A prática de Kundalini Yoga é precedida por dois mantras: Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes); veja a música no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0

  Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação de Mantra Guru Gobind Singh Shakti:

   Sente-se na posição fácil (sukhasana) com os cotovelos retos e as mãos em gyan mudra. Feche as pálpebras, concentre-se no ponto de encontro das sobrancelhas e entoe dois ciclos completos do mantra, a cada respiração simples: wahe guru wahe guru wahe wahe wahe guru (pronúncia: uarrei guru uarrei guru uarrei uarrei uarrei guru) duas vezes. Ouça o mantra:

http://www.youtube.com/watch?v=VOVbRVImbhI&feature=related

Meditação Guru Gobind Singh Shakti
Meditação Guru Gobind Singh Shakti

   Após entoar os dois ciclos, respire profunda mas rapidamente e repita. Uma respiração completa leva 12 segundos. Continue por 11 a 31 minutos. No final da meditação inspire e concentre a energia no topo da cabeça.

Comentário:

   Esta meditação pertence à Laya Yoga. Ela é exata e rigorosa e não é propriedade de ninguém. A Laya Yoga é a ciência da relação entre a respiração, ritmo e mantra para produzir estados alterados de consciência. Cada japa (repetição de mantra) cria tapas (calor psíquico). Quando se faz a rotação da respiração e do volume de som apropriadamente, é criado um calor que purifica e expande sua consciência superior na expressão prática. O relacionamento entre sua vida no finito e no infinito depende do ritmo da sua respiração. Controlando a respiração, este kriya proporciona uma consciência de êxtase e acalma o sistema nervoso.

 

MEDITAÇÂO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Dezembro será no dia 28/12. 

   Não teremos esta prática em dezembro no espaço de yoga Shri Yoga Devi.

Meditação da Lua Cheia

   Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site:

http://www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

SADHANA DE FINAL DO ANO

Quando: 11 de Dezembro às 6:30 da manhã 

Onde: Aqui mesmo no espaço Shri Yoga Devi.

   Convido a todos para participarem e trazerem alguma coisa para fazermos um café da manhã compartilhado aqui no espaço Shri Yoga Devi (você pode trazer frutas, suco, pão, bolo, biscoitos ...).

Sadhana de Kundalini Yoga

   A Sadhana é indicada para os interessados em conhecer como é a prática, para os praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana.

   Recitamos o Jap Ji, depois fazemos um aquecimento seguido de um kriya da Kundalini Yoga. Feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento, seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de Sadhana, de acordo com a disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante.

   Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações.

    Tel: (27) 9815-7820

SATSANGA DE FINAL DE ANO

Quando : No dia 15 de Dezembro, quarta feira 19 horas

Onde: Aqui mesmo no espaço Shri Yoga Devi.

Satsanga

Programação: Faremos uma meditação; realizaremos Bhakti Yoga (prática devocional com mantras)... e muito mais. Traga o seu violão ou instrumento musical. Participe!!! Será minha despedida oficial e aguardo por todos os aluno e ex-alunos assim como os amigos.

   A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. O praticante de Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir.

Satsanga

YOGA DO SOM

Quando: dia 17 de Dezembro, sexta feira às 19:00 horas.

   Neste mês, teremos uma vivência com Yoga do Som, no espaço Shri Yoga Devi .

Pede-se de cada participante a contribuição de R$15,00.

   O Yoga do Som compreende a prática de asanas (posturas), meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do gongo e de tigelas. 

   "Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também". O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.

Yoga do som

   

NOVOS TEXTOS DO SITE

GURU GITA

Conheça mais sobre filosofia e espiritualidade indiana

   Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca do site Shri Yoga Devi

  Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores o Guru Gita. Leia mais sobre esse importante texto, neste link.


Guru Gita

..

LIVRO DO MÊS:

"AS MÁSCARAS DE DEUS"

Volume 2: Mitologia Oriental

Joseph Campbell

Editora Palas Athena, São Paulo

Joseph Campbell, As Máscaras de Deus, volume 2 - Mitologia oriental

   Este volume, que é o segundo dos quatro que compõem a tetralogia As Máscaras de Deus, inicia-se com uma reflexão sobre o diálogo mítico entre Oriente e Ocidente. Campbell mostra de maneira singular o encantamento onírico da tradição contemplativa oriental – cujo propósito é a identificação e fusão com o divino. A contrapartida ocidental revela a separação entre as esferas divina e humana; a questão suprema não é a identificação, mas o modo de relacionar-se com a divindade.

   Os quatro volumes da coleção são: Mitologia Primitiva, Mitologia Oriental, Mitologia Ocidental e Mitologia Criativa. Este segundo volume aborda mitologias que se desenvolveram na Suméria, no Vale do Nilo, na Índia dravídica, védica e budista, na China taoísta e confuciana, na Coréia, no Tibete e no Japão.

máscara divina

   As Máscaras de Deus estuda de forma aprofundada e exaustiva as variações mitológicas através do tempo e da geografia, da mitologia antiga à moderna, focalizando as variações dos mitos. Uma outra obra também famosa de Campbell, O Herói de Mil Faces, analisa principalmente os pontos de convergência da mitologia, mostrando que existe uma estrutura básica do mito do herói que sofre adaptações nas diferentes culturas, conservando no entanto sempre uma base comum (aquilo que ele denominou monomito). Em outras palavras, enquanto que O Herói de Mil Faces baseia-se principalmente na psicologia, As Máscaras de Deus baseia-se mais na antropologia e história.

O autor

   Joseph Campbell (1904-1987) foi uma das maiores autoridades no campo da mitologia do século 20. Nasceu e cresceu em White Plains, Nova York, numa família católica de classe média-alta. Quando criança, ficou fascinado pela cultura ameríndia, depois que seu pai o levou para conhecer as coleções do Museu de História Natural de Nova Iorque, onde ele viu um quadro com as coleções de artefatos de nativos americanos. Acabou por dedicar sua vida ao estudo dos mitos e ao mapeamento das semelhanças que aparentemente existiam entre as mitologias das mais diversas culturas humanas. Chegou a estudar biologia e matemática, mas acabou se decidindo definitivamente pelos estudos nas áreas humanas. Transferiu-se para a Universidade de Columbia, onde completou sua graduação em literatura inglesa em 1925 e o mestrado em Literatura medieval em 1927.

Joseph Campbell

   Pesquisador incansável, professor e escritor, considerava a mitologia o cântico do universo: a música da imaginação inspirada nas energias do corpo, e a ela se dedicou durante toda sua vida.

   Uma de suas grandes contribuições foi associar a recorrência de mitos semelhantes nas mais diversas tradições, traçando assim o que chamou 'Caminho do Herói': descobriu que muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões no imaginário popular, os contos de aventuras heróicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell lançou então um desafio: vermos a jornada heróica em nossas próprias vidas, cada um de nós.


Espaço de yoga Shri Yoga Devi, no Jardim da Penha, Vitória, ES
 
Sala de aulas do espaço Shri Yoga Devi
Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/

Mapa de localização do espaço Shri Yoga Devi
Mapa de localização do espaço de yoga Shri Yoga Devi
clique no mapa para entrar no Google Maps