Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
SOM E MANTRA
segundo Yogi Bhajan

   Os mantras são de extrema importância no Kundalini Yoga difundido por Yogi Bhajan.

Yogi Bhajan

   "Man" significa "mente", "Tra" significa "afinar a vibração". Mantra é um som corrente que afina e controla a vibração mental. É a "psique dirigente", uma palavra de palavras, combinação de sílabas que ajuda a focar a mente. Mantra significa também direção. É formado pelas partes MANE-TA-RA. Man = mente; mane = agora; ta = força da vida; ra = sol; Um mantra dirige a força da vida do sol, a luz espiritual para a mente.

   Sempre pensamos nos sons como audíveis, mas o som também podem ser sutil. Ele pode vibrar em uma parte de você ou em todo o seu ser. Os yogis definem vários tipos de sons ou shabd.

BHAKREE: Usando a ponta da língua para formar sílabas em tom alto é chamado bhakree. É o modo mais fácil de cantar.

KHANT: Esta é a corrente de som que você escuta em sua mente quando lê silenciosamente , sem mover os lábios. Isto é vocalização subliminar. O "som" é silencioso, mas as sílabas vibram em seu chakra da garganta (quinto centro de consciência).

HARDAY: Esta é a corrente de som que vibra no coração. É assim que uma mãe pode "ouvir" o grito do filho ferido no campo de batalha a 6 mil milhas de distância.

ANAHAT: Esta corrente de som é às vezes chamada de "melodia não tocada". É quando o mantra ressoa em cada átomo e fibra de seu ser; cada nervo está sintonizado com ele. Esta vibração se torna parte de você. É um som interno. É criado quando o som é produzido no centro umbilical (nabhee) usando a ponta da língua. Esta combinação impulsiona as glândulas superiores a produzir o "néctar da felicidade", amrit.

Kundalini mantra

   Uma pessoa que fala uma palavra positiva fortalece seu corpo físico e sua aura. Quando fala negativamente, enfraquece a si mesmo. É destrutivo dizer alguma coisa contra si ou outra pessoa como "Estou doente", "Eu sou feio", ou ‘Eu odeio você". O Som e carga energética que irradiamos por meio da fala causa um impacto destrutivo na aura e reforça padrões subconscientes.

   Elevação, boa saúde e integridade da mente vem de pensamentos e linguagens positivos como: "Eu estou agradecido", "Eu sou saudável", feliz e divino", ou "Eu amo você". Nossa felicidade depende de quanto nos focalizamos em pensamentos elevados, graciosos e inspiradores. Uma excelente prática é dedicar 1/8 de todas as frases para Deus. Recitando mantras, os nomes do divino ou agradecimentos e afirmações de conexão com Deus.

Mantra e chakras

   O poder de um mantra está nas vibrações dos sons. O padrão das ondas sonoras pode formar pequenas partículas de matéria com padrões geométricos definidos e figuras que correspondem à qualidade, força e ritmo do som. Os padrões físicos do som produzido pelos mantras são capazes de compor vibrações simpáticas que formam fenômenos físicos. No nível vibratório , som cria luz. Toda cor tem seu som-vida. Cada som tem seu forma-cor. Todos os mantras possuem cores e formas correspondentes. Matéria e energia são dependentes da Luz e a Luz, do som.

   Muitas meditações de Kundalini Yoga usam um mantra. Muitas delas combinam mantras com um mudra (gesto especial feito com as mãos), com uma posição sentada especial ou um tipo especial de respiração. Mas, um número bem grande de meditações consiste em simplesmente cantar um mantra, sentado em posição fácil (sukhasana) com as mãos em gyan mudra.

Sukhasana e gyan mudra


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/