Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org


Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
GURU GITA
O Cântico do Mestre Supremo

   Apresentamos neste mês um importante texto, o Guru Gita, que é parte do Skanda Purana, atribuído ao sábio Vyasa.

   Esta obra apresenta de uma forma clara e marcante o significado mais profundo do mestre supremo, o Guru que pode ser identificado a Brahman e ao Atman (o Eu supremo). Somente esse mestre pode realmente transmitir a sabedoria, que está além das palavras. O mestre humano só é realmente um Guru se ele próprio se identificou a Brahman e ao Atman, se ele próprio atingiu a conexão direta com o Absoluto. O discípulo pode e deve mostrar todo respeito por seu mestre, tratá-lo como se fosse um ser divino – mas isso apenas se ele realmente for um Guru, neste sentido – se ele for uma encarnação divina.

Guru - sishya

   O Guru Gita é apresentado sob a forma de um diálogo entre Shiva e Parvati. No Skanda Purana, ele é introduzido por uma cena muito significativa. Shiva, o mestre de todos os yogis, aquele que destrói a ignorância e que acabará destruindo o universo, está cercado por devas e outros seres espirituais, assim como sábios e ascetas, que o homenageiam. Mas ele próprio se prosterna de modo muito respeitoso, espantando sua esposa Parvati, que diz: "Toda a criação está submetida a você. A quem você se inclina?" E Shiva responde: "Eu me inclino diante do Guru supremo (Param Guru)", e então explica o significado mais profundo do que é um mestre espiritual.

   O Guru supremo não é diferente de Brahman (o Ser absoluto) ou do Atman (o Eu mais interno), ele é idêntico ao Ser impensável, que está além de todas as qualidades sensíveis, é aquele que está além de todos os poderes da natureza, mas no qual todos esses poderes encontram sua base.

Guru Gita

   Shiva explica a Parvati que a verdade mais profunda não pode ser dita em palavras, ela deve ser transmitida de um outro modo e precisa ser vivenciada internamente. Essa transmissão é o papel do Guru, uma palavra que significa "a luz que afasta as trevas".

   O Guru em forma humana é um servidor, cujo papel é transmitir ou infundir no discípulo (sishya) que o ama e respeita (e que seja merecedor) a Luz que brilha em seu próprio interior, e que é o absoluto, é Brahman. A conexão amorosa entre o discípulo e o Guru é o que permite essa transmissão. A grande verdade que é transmitida é "Você é Isso!", mas essa frase não pode representar aquilo que ocorre quando o Guru a pronuncia, pois nesse instante ele mostra ao discípulo o seu Eu supremo (Atman).

   O verdadeiro Guru não tem gênero. Não é homem, nem mulher. Ele está além desses atributos. É alguém que vê através de sua buddhi, e que está em contato constante com seu Atman.

   No Guru Gita, Shiva explica as condições dessa conexão sagrada entre o discípulo e o Guru, o estado de espírito que o discípulo deve manter, para ser capaz de receber a transmissão luminosa do seu mestre, que se completa quando ele próprio tem sua consciência repleta de sattva e é capaz de exclamar: "Eu sou Isso!".

Guru - sishya

   A recitação do Guru Gita, que é praticada em muitos ashrams indianos, tem o objetivo de levar o praticante ao estado de espírito adequado para receber a transmissão da sabedoria, de um verdadeiro Guru.

   Pode-se encontrar na Internet diversas gravações do Guru Gita recitado, como por exemplo neste endereço:

http://www.spiritual-happiness.com/gurugita.mp3

   A tradução que disponibilizamos em nossa biblioteca virtual, em espanhol, é de autoria desconhecida, tendo sido colocada na Internet pela Asociación Gayatri Vedanta Yoga: http://bibliogayatri.googlepages.comForam feitas apenas algumas mudanças de formatação do arquivo.

    O texto completo do Guru Gita pode ser copiado da biblioteca virtual de textos do site Shri Yoga Devi:

http://www.shri-yoga-devi.org/textos.html


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/