Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
 Agenda
Outubro de 2010
.
MEDITAÇÃO DO MÊS:
Adi Shakti - meditação para a Deusa Primordial
    .

   Neste mês ocorre uma importante festividade dedicada à Grande Deusa - o Maha Navaratri, que este ano será de 8 a 17 de Outubro. Por isso escolhemos para este mês a meditação "Adi Shakti", para a Deusa Suprema. 

   Este cântico, também conhecido como “Maha Shakti”, celebra o Poder Primordial cósmico que se manifesta como o Feminino. Invoca o Poder da Mãe Divina e reduz as inseguranças pessoais. Sempre que essa meditação é praticada de forma sincera, a yogini perceberá que a segurança e abundância de que necessita chegarão rapidamente a seu Eu interno e à experiência de vida externa pelo Poder Feminino. A repetição deste mantra aumenta o poder de agir, proporciona poder e segurança. 

   Pratica-se a meditação sobre o cântico Adi Shakti de várias maneiras, aqui descrevemos uma delas, que é mais simples mas muito eficaz.

.

Mudra para meditação Adi Shakti

.

Como fazer:

Postura (Asana): Adote a postura assentada, de pernas cruzadas (preferivelmente em Sukhasana, a postura fácil), com a coluna reta.

Olhos: Mantenha os olhos abertos e focalizados na ponta do nariz. Isso ajuda a controlar a mente.

Mãos: Coloque as duas mãos diante do seu peito, com as palmas voltadas para baixo, apoiando a mão direita sobre a esquerda. As mãos devem ficar a cerca de 10 cm do peito.

Mantra: Inicialmente, repita 3 vezes o mantra “Om namo guru dev namo”, de saudação ao Guru divino. Depois, repita o cântico, cuja letra é esta:

Adi Shakti, Adi Shakti, Adi Shakti, namo, namo.
Sarab Shakti, Sarab Shakti, Sarab Shakti, namo, namo.
Prithum Bhagvati, Prithum Bhagvati, Prithum Bhagvati, namo namo.
Kundalini Mata Shakti, Mata Shakti, namo, namo.

Significado:
Poder Primordial, eu te saúdo!
Poder Onipresente, eu te saúdo!
Instrumento de criação do Divino, eu te saúdo!
Kundalini, Mãe de todos os Poderes, eu te saúdo!
Duração: Inicialmente, pratique durante 5 minutos, depois aumente até chegar a 31 minutos, ou até 62 minutos. Depois do cântico, descanse na posição deitada (Shavasana, a postura do cadáver) durante alguns minutos. Termine a meditação repetindo “Sat nam” três vezes.

.

Gravação MP3 do mantra:

Está disponível na Internet uma gravação desse mantra, com duração de 31 minutos. Pode-se copiar o arquivo clicando no link abaixo com o botão DIREITO do seu mouse e escolhendo a opção de salvar o arquivo no seu computador. É um arquivo grande (28 MB), por isso vai demorar algum tempo para conseguir copiá-lo.

http://vsedorogi.org/Muzika/Mantri/

Adi_Shakti_Gobinde_Mukande.mp3

.

   "Funda-se no Maha Shakti. Isso é suficiente para afastar de você todo infortúnio. Isso vai esculpir uma Mulher em você. Cada mulher precisa de sua própria Shakti, não adianta o que outra pessoa possa fazer... Quando uma mulher canta o mantra de Kundalini Bhakti, a Divindade limpa o seu caminho. Isso não é uma religião, é a realidade. A mulher não nasceu para sofrer, e a mulher precisa encontrar seu próprio Poder." (Yogi Bhajan)
. . .

KRIYA YOGA SATSANGA

Quando:  sábado, 30 de outubro, às 14:00 horas

Onde:  Espaço Shri Yoga Devi

 .

Encontro aberto a praticantes de Kriya Yoga.

Sapta Rishis - Satsanga

VIDEO YOGA

"O Poder do Mito", com Joseph Campbell

.

Quando:  sábado, 30 de outubro, às 16:00 horas

Onde:  Espaço Shri Yoga Devi

. .

O Poder do Mito, com Joseph Campbell

. .

   Joseph Campbell foi um dos mais importantes especialistas sobre mitologia, no século XX, tendo escrito dezenas de livros sobre o assunto. Este filme mostra uma série de seis conversas entre Joseph Campbell e Bill Moyers a respeito dos mitos e seu significado para o ser humano. Os seis temas da série são os seguintes:
1. A Saga do Herói
Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de matar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte de todas as culturas mundiais. Campbell nos desafia a ver a presença de uma jornada heróica em nossas vidas.
2. A Mensagem do Mito
Campbell compara a história da criação de Gênesis com outras histórias de criação no mundo. Por causa das constantes mudanças mundiais, a religião deve ser transformada e novas mitologias devem ser criadas. Hoje em dia, as pessoas se apegam a mitos que não lhes têm serventia alguma.
3. Os Primeiros Contadores de Histórias
Campbell discute a importância de aceitar a morte como um renascimento, como no mito do búfalo e a história de Cristo, o ritual de passagem nas sociedades primitivas, o papel dos Xamãs místicos, e o declínio do ritual na sociedade atual.
4. Sacrifício e Felicidade
Campbell discute o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento. Ele enfatiza a necessidade de cada um encontrar o seu lugar sagrado neste mundo tecnológico e acelerado.
5. O amor e a Deusa
Campbell fala sobre o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12. Ele questiona a imagem da mulher, como deusa, virgem, a Mãe Terra.
6. Máscara da Eternidade
Campbell proporciona visões interessantes sobre os conceitos de Deus, religião e eternidade, como foram revelados nos ensinamentos cristãos e nas crenças dos budistas, dos índios Navajo, Schopenhauer, Jung e outros.

. .

Joseph Campbell. .

 .

 

SATSANGA

Quando:   sábado, 30 de outubro, às 17:30 horas 

Onde:  Espaço Shri Yoga Devi

....
Satsanga
..

A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. Todas as pessoas interessadas no Yoga e filosofia indiana, assim como nos Mantras, encontram-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes pode lhes proporcionar insights que ajudam a progredir e aprofundar seus conhecimentos.

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

Dia 22 de outubro, sexta feira

..

Calendário Lunar - outubro de 2010

...

Neste mês indiano de Ashvina, o período que começa com a Lua Nova é o mais importante...
..
Ashvina é o primeiro mês do ano lunar indiano, e o sexto mês solar do ano (que começa no equinócio de primavera). Esse mês não tem uma correspondência fixa com os meses ocidentais, mas começa no final de setembro ou início de outubro. Os nomes dos meses lunares indianos são associados às constelações em que a Lua está no momento em que ocorre a Lua Cheia. O mês Ashvina está associado à constelação indiana chamada Ashvini, que abrange uma parte da constelação de Áries.
...
Os meses lunares indianos são divididos em  duas metades de 14 ou 15 dias. A metade que se inicia com a Lua Nova, e que é o período durante o qual a Lua está crescendo, é chamada de shukla paksha, "metade luminosa", e a metade que se inicia com a Lua Cheia, e que é o período durante o qual a Lua está diminuindo, é chamada de krishna paksha, "metade escura". No Sul da Índia, considera-se que o mês lunar começa com a metade luminosa, mas no Norte da Índia costuma-se associar o início do mês com a metade escura.
...
As nove primeiras noites de Ashvina, contadas a partir da Lua Nova, constituem o Maha Navaratri - as nove noites (e dez dias) dedicados à Grande Deusa. A Lua Cheia deste mês também é importante, mas queremos chamar a atenção de todos para a importância do Maha Navaratri deste ano.


LIVRO DO MÊS:

"Os músculos chave do Yoga"

Autor: Ray Long / Ilustrações: Chris Macivor

Editora: Traço

.
Os músculos chave do Yoga
..

   Este livro apresenta uma abordagem científica para o estudo das práticas de Hatha Yoga. O autor descreve os aspectos fisiológicos das posturas do Yoga, indicando o papel dos músculos que são utilizados em cada uma delas – os músculos que se contraem, que se distendem, e os que suportam o peso do corpo. Há também uma descrição dos tendões e ligamentos envolvidos em cada movimento analisado. O objetivo não é ensinar posturas, e sim compreender o trabalho muscular envolvido nas mesmas.

.

   Outra obra semelhante que já divulgamos na Agenda do mês de Setembro é "Anatomia da Yoga", de Leslie Kaminoff.

..

   A associação de uma postura a um padrão de movimento permite não só o melhor entendimento dos asanas como também permite ao praticante sua execução de forma mais plena. Pode-se assim compreender alguns aspectos fisiológicos importantes do Yoga, e também entender por qual motivo algumas posturas podem produzir dor, e como evitar o exercício de partes do corpo que estejam feridas ou mais sensíveis.

..

Músculos chave do Yoga

.

   O livro contém cerca de 650 ilustrações coloridas elaboradas por Chris Macivor, abordando o funcionamento de trinta áreas musculares mais importantes durante os exercícios de Yoga. 

..

   O autor do texto é Ray Long, cirurgião ortopedista e fundador do “Bandha Yoga” (http://www.bandhayoga.com/). Estudou na Univesity of Michigan Medical School, tendo realizado estágios de pós-graduação nas universidades de Cornell, McGill, Montreal e no Instituto de Ortopedia da Flórida. Estuda o Hatha Yoga há 20 anos, tendo feito treinamento com B. K. S. Yengar e outros famosos mestres do Yoga.

..

   O mesmo autor escreveu também outro livro, “The Key Poses of Yoga”, que ainda não foi traduzido para o português. Essa obra mostra o uso correto dos músculos durante as principais posturas do Hatha Yoga. 

..

The key poses of Yoga

...


Espaço de yoga Shri Yoga Devi, no Jardim da Penha, Vitória, ES
 
Sala de aulas do espaço Shri Yoga Devi
Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/

Mapa de localização do espaço Shri Yoga Devi
Mapa de localização do espaço de yoga Shri Yoga Devi
clique no mapa para entrar no Google Maps