Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org 
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Navaratri - As nove noites da Deusa

"Navaratri" é o nome da principal festividade indiana dedicada à Grande Deusa. "Nav" significa nove, e "ratri" significa noite. Esses festivais duram 10 dias e 9 noites, e são realizados cinco vezes por ano. O principal deles é chamado Maha Navaratri (o grande Navaratri), ou Sharad Navaratri. Sua época é fixada em função das fases da Lua (como a Páscoa), por isso em cada ano seu início ocorre em uma data diferente. Inicia-se no primeiro dia da quinzena brilhante do mês lunar de Ashvina. Em 2010, o Sharad Navaratri começa no dia 8 de Outubro (sexta feira) e termina no dia 17 de Outubro.

Durga Puja

Durante o Navaratri são cultuadas as três formas principais da Grande Deusa (cada uma delas subdividida em outras três). Os três primeiros dias são dedicados a Durga (ou Parvati), o aspecto tamásico da Shakti, especialmente em sua forma guerreira e destruidora. Os três dias seguintes festejam Lakshmi, a forma sáttvica da Shakti, que é considerada a Deusa da riqueza e da prosperidade. Os últimos três dias são dedicados a Sarasvati, a forma rajásica da Shakti, Deusa da sabedoria. O último dos dez dias (Vijaya Dashami) é o "dia da vitória", que é dedicado a Shri Yoga Devi.

Durga
A Deusa sob a forma de Durga


Durante o Navaratri são realizados muitos rituais, e um dos seus principais elementos é a recitação do Chandi Pathah. Esse conjunto de hinos celebra a vitória da Grande Deusa sobre vários demônios, que representam não apenas forças cósmicas, mas também obstáculos que existem dentro de nós e que dificultam nossa caminhada espiritual. De acordo com a tradição, nem mesmo todos os Devas masculinos juntos conseguem superar essas forças negativas. Para destruir essas barreiras negativas (fora e dentro de nós), invoca-se a Grande Deusa em seu aspecto mais terrível e destruidor, como Durga (a Deusa guerreira) e também em suas manifestações como Kali (a Negra) e as sete Mães.

A recitação do Chandi Pathah serve para combater todos os tipos de forças adversas externas (incluindo inimizades, inveja, competidores, malfeitores e espíritos do mal), assim como nossas próprias fraquezas. O Chandi Pathah é cantado ao mesmo tempo que são realizados diversos rituais. Durante o Navaratri, os devotos da Grande Deusa fazem um jejum rigoroso, dedicando-se à meditação sobre a Shakti. Costuma-se colocar um pote de argila em um lugar puro de cada casa e, dentro dele, acender-se uma lamparina (ou vela) que deve ficar acesa incessantemente durante as nove noites. O pote simboliza o universo, e a chama acesa é um modo de cultuar a brilhante Adi-Shakti (o Poder primordial).

Navaratri

Considera-se, na tradição indiana, que o Navaratri é uma ótima ocasião para dar início a atividades com significado espiritual.

Em cada um dos nove dias iniciais do Navaratri, a Grande Deusa se manifesta sob uma de suas formas, e por isso no nono dia é feita uma cerimônia em que nove meninas (com menos de 12 anos) são homenageadas como deusas, ganhando também roupas novas, alimentos e adornos.

Durga Puja - homenagem a nove meninas

As pessoas que não conhecem o modo correto de cantar e de fazer os rituais do Chandi Pathah também podem obter os benefícios, lendo com atenção e respeito a tradução do texto e ouvindo a recitação. Existem na Internet várias versões cantadas do Chandi Pathah (ou do Devi Mahatmyam, que é sua parte central). Colocamos abaixo alguns links que podem ser usados para copiar o Chandi Pathah, em MP3. Depois de abrir essas páginas, deve-se clicar nos links com o botão DIREITO do mouse e escolher a opção de salvar os arquivos no seu computador.

* The Devi Mahatmya Slokas Audios (Swami Krishnananda)
http://www.swami-krishnananda.org/devi-audio.html
Nesta página é possível copiar o Chandi Pathah dividido em várias partes, ou em um grande arquivo único ZIP, que tem 41,7 MB. Há também links para o texto em sânscrito e para uma tradução em inglês.

* Chandi Saptashati
Gravação em quatro partes, na voz de Amrita (Amritananda Natha Saraswati).
http://gurujiamrita.tripod.com/chandi_saptashati.htm

* Shree Maa Chandi Path: Audio Classes
Gravação de todas as partes do Chandi, separadamente. A mesma página contém links para explicações (em inglês) das diversas partes do Chandi Pathah.
http://www.shreemaa.org/drupal/
shree_maa_chandi_path_audio_classes

* Durga Sapthasati in 3 CD's by Prakash Kaushik
Nesta página estão disponíveis links para copiar 3 CDs (compactados em formato RAR) com todas as partes do Chandi Pathah
http://divinebrahmanda.blogspot.com/2009/09/
durga-sapthasati-or-devi-mahatmyam-or.html

* Astrojyoti
Gravações separadas dos 13 capítulos do Devi Mahatmya (sem os apêndices iniciais e finais)
http://www.astrojyoti.com/chandipath.htm
Pode-se copiar diretamente os arquivos dos 13 capítulos a partir dos links abaixo:
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch1.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch2.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch3.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch4.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch5a.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch5b.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch6.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch7.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch8.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch9.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch10.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch11.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch12.mp3
www.astrojyoti.com/stotras/DEVI/ChandiPath/Ch13.mp3

Devi Mahatmya
Esta página permite fazer o download de gravações dos apêndices principais do Chandi Pathah. Não contém o Devi Mahatmya, apesar do título da página.
http://www.archive.org/details/DeviMahatmyam

Navaratri

Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/