Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Tantraloka
LUZ SOBRE LOS TANTRAS
Introdução e tradução para o espanhol das partes I, II e IV, por Javier Rouzaut
.
Neste mês, disponibilizamos na seção de TEXTOS do nosso site a tradução parcial para o espanhol de um importante texto, o "Tantraloka".
.
“Tantraloka” significa lançar luz sobre o conhecimento do Tantra. Esta obra, escrita por Abhinavagupta (que viveu aproximadamente entre os anos 950 e 1020 da era cristã), é uma das mais famosas da tradição tântrica shivaísta (ou seja, que associada a Shiva) da Caxemira (região das montanhas, situada atualmente entre Paquistão, Índia e China).
...
Shiva
..
A doutrina monista shivaísta de Abhinavagupta, também chamada de Shivaísmo Trika, ensina que a consciência (cit) é a única realidade. A matéria não é algo separado da consciência, nem é uma ilusão, matéria e consciência são uma só coisa. Não existe também nenhuma separação entre a divindade, o mundo e o ser humano. A percepção de dualidade ou separação é que é a grande ilusão, de acordo com essa doutrina.
.
O Tantraloka é constituído por 37 capítulos, e aborda tanto os aspectos filosóficos do Shivaísmo monista quanto descrições detalhadas de práticas espirituais, como rituais e meditação. A presente tradução abrange menos de um décimo da obra, porém a introdução escrita por Javier Rouzaut permite ter uma boa visão sobre o seu conteúdo todo.
.
Tantraloka é um texto tântrico, que apresenta práticas que utilizam o corpo e o contato para atingir uma consciência mais elevada. O principal centro de energia no ser humano, de acordo com essa obra, e o Coração. A consciência mais elevada é atingida pelo domínio da energia divina do Coração, associada à consciência do corpo. O Coração é ao mesmo tempo Shiva e sua representação, é o guardião da consciência mais elevada e a realidade última. A conexão com Shiva exige não apenas o uso da mente, mas também do corpo. Abhinavagupta expõe as práticas que podem levar ao desenvolvimento de uma nova consciência, de acordo com as doutrinas que apresenta.
.
Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi:
http://www.shri-yoga-devi.org/textos.html

.
Shiva
 
Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/