Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
YOGA VASISHTHA
 
Yoga Vasishtha
 
Yoga Vasishtha
Ensinamentos do sábio Vasishtha ao seu discípulo, o príncipe Rama. Por Valmiki
Seleção de trechos, traduzidos por Gustavo André Cunha

A obra denominada Yoga Vasistha é um texto espiritual indiano atribuído tradicionalmente ao sábio Valmiki. Parece ter sido escrita aproximadamente entre os séculos V e XIV d.C., embora seja difícil datar esse tipo de texto. A obra completa é muito grande, constituída por mais de 30.000 versos. Contém muitas narrativas que apresentam, de forma clara e interessante, os ensinamentos sobre a não-dualidade (Advaita Vedanta), apresentados como fundamento para a compreensão dos objetivos do Yoga. A obra parece ter sofrido influências budistas e tem forte tendência Shivaísta.

É um livro muito respeitado, na Índia. É também conhecido por outros nomes: Maha-Ramayana, Arsha-Ramayana, Vasishtha- Ramayana e Vashistha Gita.


A história do texto é ambientada em um encontro entre o sábio Vasishtha e o príncipe Rama. No início da história, o príncipe está retornando ao palácio depois de visitar todo o reino, e parece desanimado, desiludido com o mundo. Seu pai, o rei Dasaratha, conversa com o sábio Vasishtha, falando estar preocupado com seu filho, e o sábio o consola, dizendo que o desânimo aparente de Rama é um bom sinal, por mostrar que ele está se libertando do apego pelo mundo e que está pronto para receber os ensinamentos espirituais. Então, pede que Rama seja chamado, e durante vários dias o instrui sobre os mais profundos conhecimentos, que formam o corpo desta obra.


O ensinamento central, em harmonia com o Vedanta, é o de que apenas existe uma única realidade, Brahman (o Absoluto), que é idêntico ao Eu mais profundo de cada um de nós (Atman), que é o observador, a consciência, a testemunha de tudo. Todo o universo é uma ilusão, e quando se percebe isso, chega-se ao fim de todos os sofrimentos. Não existe a multiplicidade, não existe diferença entre o sujeito e o objeto, existe apenas uma única realidade, uma Unidade.

O Yoga Vasishtha apresenta um vasto conjunto de ensinamentos filosóficos, explica a natureza da consciência humana, discorre sobre a natureza do universo, o processo de libertação espiritual, e a concepção não-dualista da realidade.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi:
http://www.shri-yoga-devi.org/textos.html
 
Espaço de yoga Shri Yoga Devi, no Jardim da Penha, Vitória, ES
   
Sala de aulas do espaço Shri Yoga Devi
Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/

Mapa de localização do espaço Shri Yoga Devi
Mapa de localização do espaço de yoga Shri Yoga Devi
clique no mapa para entrar no Google Maps