Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site:
www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
A Ciência do Kriya Yoga
Babaji fire painting

A ciência do Kriya Yoga tem dois aspectos: ciência e yoga. Yoga é a união da alma individual (jivatma) com a alma universal (paramatma), ou a união do homem com o Absoluto, o Divino. É a compreensão clara e perfeita de que Deus permeia todas as coisas e está em nosso interior. Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. "A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona". O Kriya Yoga é composto de técnicas científicas e baseia-se em resultados obtidos a partir da experiência, equilibra e regenera o corpo, leva ao controle das modificações da mente, visando a união da consciência individual à consciência cósmica para alcançar a libertação. Kriya Yoga é uma ciência antiquíssima que se tornou amplamente conhecida no mundo por intermédio dos discípulos de Mahavatar Babaji Nagaraj, como Lahiri Mahasaya e Paramahansa Yogananda.

A palavra sânscrita Kriya pode ser decomposta em kri+ya, onde a raiz "kri" significa fazer, agir, reagir, realizar um trabalho; a mesma raiz se encontra na palavra karma, o principio natural de ação e reação, causa e feito. Kriya Yoga é união (yoga) com o Infinito por meio de certa ação ou prática (kriya). O praticante liberta-se do karma, do encadeamento em que se sucedem as causas e efeitos. "Ya" significa estar consciente da existência invisível da consciência dentro de cada um e de que ela é quem conduz e realiza as ações. Nesse yoga o praticante executa uma seqüência definida de técnicas fornecida por um guru. São práticas (kriyas) muito potentes. É o Yoga para quem realmente quer "transcender". O sistema consiste em técnicas yóguicas que aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de tranquilidade e comunicação com o divino. Esta é uma contribuição sem par, e imortal, da Índia, ao tesouro de conhecimento do mundo. Os antigos iogues descobriram que o segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração. O Kriya Yogi dirige mentalmente sua energia vital para cima e para baixo, a fim de fazê-la girar em torno dos seis centros espinhais (plexos medular, cervical, dorsal, lombar, sacro e coccígeo) purificando todos os nadis e chakras. Esta antiga técnica iogue converte a respiração em substância espiritual. Nos humanos em sua vida comum, diária, a força vital flui em direção ao mundo externo , e energia é desperdiçada e usada em excesso pelos sentidos. A prática de yoga inverte esse fluxo, a força vital é guiada para o universo interno e para as energias sutis da espinha. Por meio desse reforço na energia vital, o corpo do yogue e sua estrutura cérebro-espinhal são renovados, controla-se a força vital, o corpo e a mente e atinge-se a experiência do infinito.

Por meio das técnicas de Kriya Yoga desbloqueia-se o canal de energia (sushumna nadi) localizado na coluna vertebral e despertamos a kundalini, a energia espiritual, e passamos a compreender a presença da consciência cósmica em todas as nossas ações, em nosso interior, em tudo.

Kriya Yoga e os demais caminhos
O Kriya Yoga incorpora posturas (asanas) do Hatha Yoga com o objetivo de preparar o corpo para a meditação, harmonizar e fazer com que ocorra mais absorção das energias cósmicas. A técnica mais efetiva é o mahamudra. Utiliza os princípios e membros (angas) do "ashtanga yoga" (yoga de oito membros), ou raja yoga (yoga real), principalmente a ciência de pranayamas (técnicas de respiração). A prática do pranayama permite controlar a força vital e a mente e o yogue passa a perceber que todas as atividades no plano denso são manifestações da ação sútil do prana. Com a inversão dos sentidos (pratyahara) pode-se afastar a mente do mundo fisico e dos órgãos dos sentidos. Com a concentração (dharana) concentra a mente em um único ponto. Com a meditação (dhyana) essa concentração flui ininterruptamente e alcança o samadhi, união. Concentação, fixação da mente em um único ponto e transcender os limite da mente formam Dhyana Yoga. Dhyana Yoga é a base de todos os yogas. Sobre as sólidas bases do Kriya Yoga as superestruturas da concentração, da meditação e do samadhi se estabelecem com êxito. Servir a humanidade sem egoísmo ou expectativa de recompensa é Karma Yoga. Kriya Yoga auxilia o desenvolvimento dessa atitude e leva o yogue a obter a experiência de que em todas as ações a consciência cósmica é o único agente. A percepção de que a consciência cósmica permeia tudo é Jnana Yoga. Jnana leva à percepção clara da verdade, percebe-se o universo pleno acima, abaixo e no meio de consciência, experimenta-se existência, conhecimento e felicidade. Japa, significa repetir um mantra. Mantra Yoga é a união da alma com o divino por meio da repetição do mantra. Esses sons produzem vibrações, a absorção da mente na consciência cósmica por meio das vibrações é Laya Yoga. A japa também faz parte do Kriya Yoga. Uma das técnicas de Kriya Yoga, essencial em Laya Yoga e Mantra Yoga, é a absorção da mente no divino pranava Om, o som cósmico da vibração interior. Os vários ramos de yoga se conectam e levam à meta suprema que é a libertação. Cabe ao praticante perceber qual é o caminho mais indicado às suas características e capacidades pessoais.
 
Espaço de yoga Shri Yoga Devi, no Jardim da Penha, Vitória, ES
   
Sala de aulas do espaço Shri Yoga Devi
Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Ed. Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212
Jardim da Penha, Vitória, ES
Tel: (27) 9815-7820

http://www.shri-yoga-devi.org/

Mapa de localização do espaço Shri Yoga Devi
Mapa de localização do espaço de yoga Shri Yoga Devi
clique no mapa para entrar no Google Maps